Vitamina D – 7 Mitos e Verdades:
1️⃣ A maioria das pessoas tem carência dela e estar dentro dos níveis convencionais de “suficiência” dos exames laboratoriais tradicionais não costuma garantir níveis ideais.
2️⃣ Sua carência afeta negativamente centenas de processos orgânicos, podendo causar, agravar ou manter a maioria dos sintomas e doenças. Acesse e confira em www.icaro.med.br/?s=vitaminad e, sobretudo, neste link: www.icaro.med.br/vitamina-d-sua-saude-depende-dela/
3️⃣ A maior parte da vitamina D que precisamos NÃO obtemos da dieta, mas sim da transformação do colesterol na nossa pele, quando irradiado pelos raios UVB do Sol. Ninguém “absorve” vitamina D diretamente de nenhuma luz, mas todos dependemos de exposição regular suficiente à luz solar para fabricá-la de maneira igualmente suficiente (ainda mais para pessoas de cor de pele escura, que bloqueia mais a radiação UVB).
4️⃣ À medida que envelhecemos, a mucosa intestinal absorve pior a vitamina D dos alimentos e a pele envelhecida sintetiza-a pior: por isso, com o passar do tempo, temos maior tendência à carência de vitamina D.
5️⃣ A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, dissolve-se em gordura: por isso tudo que prejudique a absorção intestinal de gordura (incluindo remédios como orlistat e similares) vai diminuir quanto dela chega ao sangue. Pelo mesmo motivo, quanto mais massa gorda alguém tem, mais a vitamina D tende a dissolver-se nela e assim ficar menos disponível para o resto do corpo. Outros remédios que reduzem a produção de colesterol pelo corpo acabam por impactar negativamente o transporte de vitamina D no sangue, como as estatinas.
6️⃣ A vitamina D é tão importante que sua carência está associada também a condições que você nem suspeitava, como modulação da inflamação, melhora do metabolismo e emagrecimento, transtornos de humor, ansiedade, depressão e até alívio de dores de cabeça, incluindo enxaqueca.
7️⃣ Lembre-se: grandes chances de você ter baixos níveis de vitamina D. Procure um profissional de saúde competente e atualizado para te avaliar e ajudar a tratar direito.