7 Mitos sobre desidratação – Leia a matéria original em https://saude.terra.com.br/bem-estar/desidratacao-veja-7-mitos-e-verdades-sobre-o-assunto,4b95079021c9f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html e depois leia meus comentários, ok? (Há correções necessárias ante o que foi dito na matéria original).
Meus comentários (importante):
Sobre o mito 1 – Ok.
Sobre o mito 2 – Nunca espere pela sede para tomar água: beba-a regularmente, mesmo sem sede! Quando vem a sede, você já está desidratado. Ou você espera seu carro quebrar para só então levá-lo para a revisão?
Sobre o mito 3 – Exato: temos que tomar mais do que 2 litros de água por dia. Dois litros só servem para quem mora em clima sem extremos de temperatura, próximo ao nível do mar, consumindo 5 a 8 porções de frutas, verduras e legumes por dia e com atividade física no máximo moderada. Você se encaixa nesse perfil?
Sobre o mito 4 – Urina clara não garante hidratação ou nutrição adequadas, mas é um bom sinal geral de hidratação.
Sobre o mito 5 – Hidratação excessiva é algo bem raro de ocorrer e usualmente não acontece com menos de 6 litros por dia para uma pessoa de 60 kg, mas com hábitos de vida razoáveis.
Sobre o mito 6 – Isotônicos, mais recentemente, têm sido condenados, alguns por acréscimo de aditivos químicos e outros por composição hidroeletrolítica e de açúcar inadequados.
Sobre o mito 7 – Café desidrata sim, sobretudo para quem já toma pouca água por dia, se alimenta mal, consome mais que 300 ml por dia ou tem hipersensibilidade à cafeína. Fique de olho!