O que é Nutrição Funcional?
A Nutrição Funcional visa o tratamento de desequilíbrios nutricionais que resultam na causa de diversas doenças. Estes desequilíbrios ocorrem devido a má alimentação, da presença de toxinas em alimentos industrializados, da água em que bebemos, da ausência de atividades físicas e toda alteração que resulta em nosso organismo.
O objetivo da Nutrição Funcional é analisar como o nosso organismo interage com os alimentos e como funciona a Nutrição das nossas células. Nosso organismo possui mais de 300 trilhões de células, e os nutrientes fornecidos pela nossa alimentação que determinará sua formação, manutenção e seu funcionamento adequado. Para isso é necessário saber da importância que o alimento e o processo alimentar exercem no organismo. Os nutrientes atuam sempre em conjunto (e não isoladamente), consequentemente, a falta de um nutriente essencial pode alterar o equilíbrio de todo o metabolismo.
É uma nova especialidade no Brasil, porém a Nutrição Funcional já existe há mais de 13 anos nos Estados Unidos e no Canadá.
Como é realizada a consulta?
São analisados hábitos alimentares, exames laboratoriais, mineralograma (se necessário), análise de metais tóxicos e realizado um questionário de sinais e sintomas, no qual é avaliado quais são as deficiências (ou excessos) de nutrientes, e ainda se há intoxicação por metais tóxicos, relacionando com todos os sintomas apresentados pelo paciente . O tratamento é focado na causa do problema, e não somente nos sintomas ou na doença, levando em consideração a individualidade, pois nem todo alimento que é dito como bom para uma pessoa, pode ser extremamente prejudicial para outra.
O paciente é abordado como um todo, ou seja, como um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, uso de medicamentos e hábitos de vida. Somente após avaliação de todos esses parâmetros é realizado um plano alimentar personalizado e se necessário suplementação com vitaminas, minerais, aminoácidos ou fitoterápicos, de acordo com o metabolismo de cada um.
Quais são os sintomas mais comuns decorrentes de desequilíbrios nutricionais?
– Hipersensibilidades alimentares, prisão de ventre, diarreia, doenças inflamatórias crônicas, excesso de peso, artrites, artroses, fadiga excessiva, colesterol elevado, hipo e hipertireoidismo, hiperatividade, insônia, dificuldades para perda de peso, resistência a insulina, diabetes, hipertensão, queda de cabelos, unhas enfraquecidas, celulite, candidíase crônica, infecções recorrentes, baixo peso, TPM, má digestão, refluxo, azia, gastrite, depressão, entre outros
Dra. Sílvia Coelho – CRN4-08101565
Nutricionista Clínica Funcional
Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional
Membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia
Nutricionista Assistente Dra. Andréa Santa Rosa
Pós Graduanda em Nutrição Ortomolecular
Colaboradora do Livro “Nutrição Funcional”
Consultora em Nutrição