Check-Up

Check-Up – Minha opinião é que todo mundo precisa, regularmente, mas malfeito mais atrapalha do que ajuda!

Meu vídeo mais recente sobre o assunto – Por que você não faz checkup e prevenção

Check-ups, consultas e atendimentos, em Integrativa, Ortomolecular e Funcional. – O necessário

Checkup – Minha Opinião médica – www.icaro.med.br – Maio 2018

Cada médico pode conduzir suas avaliações em consultório, seus “check-ups” como quiser (não há padronização por entidades oficiais para isso), MAS entenda que, justamente por isso, VOCÊ pode ter grande diversidade desses em termos de QUALIDADE da avaliação médica. Alguns fatores para você considerar:

1 – Quando especialistas conduzem seu check-up, muitos tendem a avaliar com mais interesse/detalhe aspectos do corpo relativos às suas áreas de atuação, o que muitas vezes deixa as demais partes do organismo “mal avaliadas”;

2 – Uma avaliação “ruim” pode ser aquela conduzida erradamente, de forma incompleta (por exemplo, menos perguntas ou exames do que o necessário para concluir adequadamente sobre o caso do paciente), que “subvalorize” o que seja encontrado (“isto não é nada”, “só observar”, etc.) ou que informe pouco adequadamente ao paciente sobre os achados – A maioria dos “check-ups” que já recebi no consultório definitivamente não foi bem realizada, já que pareceram ter sido obtidos por anamneses curtas/resumidas/objetivas demais (perguntas que o médico faz para obter a História Clínica do paciente) e pouquíssimos exames (em sua maioria insuficientes para investigar adequadamente o paciente e suas queixas).

3 – Se Saúde é “BEMESTAR de corpo + mente + espírito + social”, realmente não acredito que um check-up geral que não avalie minimamente tudo isso seja realmente completo e adequado (pois nem tudo em Medicina há exames, mas certamente há perguntas e respostas possíveis!).

4 – Todo organismo vivo também tem inúmeros processos físicos e/ou químicos e/ou biológicos ocorrendo simultaneamente, e por isso uma avaliação realmente completa do paciente tem que contemplar o máximo desses (que sejam relevantes);

5 – Um órgão ou sistema (conjunto de órgãos) pode ser avaliado basicamente pela sua composição (Anatomia) e funcionamento (Fisiologia) e não necessariamente a alteração em um desses leva a “problemas” no outro, por mais que na maioria das vezes estejam associadas;

6 – Se um profissional de Saúde, após seu check-up, te diz que “está tudo bem”, mas isso é falso (não diagnosticou, não valorizou ou não detectou a gravidade apropriadamente), VOCÊ pode perder o momento de tratar algo enquanto está no começo e potencialmente ainda menos complicado (e ainda curável, muitas vezes): por isso você realmente precisa avaliar se conclusões como “você não tem nada” ou “nada foi encontrado” ou “está tudo ok” parecem realmente acertadas pelas perguntas e exames que o profissional que você escolheu fez;

7 – O paciente que “acredita que está tudo bem” costuma concluir que seu Estilo de Vida ATUAL está bom, adequado, saudável e muitas vezes passa a desconsiderar o momento, estratégias e chances de efetivamente PREVENIR de verdade, tratar e viver melhor.

Entenderam? Resumindo, na minha opinião, um bom check-up geral deve ser mais completo, com mais perguntas (diversificadas e aprofundadas) e mais exames (que os escassos habitualmente pedidos “por aí”).

Quer dicas de como cuidar da sua saúde? Acesse nosso post repleto de informações valiosas sobre como melhorar a sua saúde.

brown couch
Domine sua Saúde: Um mapa passo a passo para uma vida melhor e mais saudável SAIBA MAIS

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS