Imaginem o seguinte caso clínico, real:
Paciente investe mais de uma década em acompanhamentos com vários médicos, mas especialmente com um, “especialista”, para tentar “resolver seu problema” de colesterol “alto” e hipotireoidismo, mas experimenta efeito montanha-russa apenas, com “altos e baixos” no controle/regulação/otimização destes (melhora por pouco tempo após uso de medicamentos e depois volta a piorar sempre que são retirados ou suas doses são reduzidas – aparentemente, por ineficiência na resolução das causas-base), com persistência e agravação de sintomas e aparecimento gradativo de novos, comprometendo sua qualidade de vida e bem-estar.
Foi então indicada para mim e submetida ao “Método AET” e hoje em dia relata sentir-se bem melhor em tudo, empenhando-se em otimizar cada vez mais seus hábitos de vida e usando cada vez menos remédios.
O mais curioso é que, ao sentir-se assim, volta ao seu “especialista” e ele diz-lha que deve escolher se acompanha com ele ou comigo, já que as “condutas são incompatíveis”, sendo que a paciente relata que ficou algo irritado com alguns pontos do Método AET que a paciente agora segue. Ela mesma relata que achou desagradável e desnecessária a conduta nervosa, até algo raivosa dele, além de pouco disposta a cooperar e somar esforços em benefício dela.
Qual será o porquê desta reação do médico? Será que conhece o AET e discorda de algum ponto? Não seria então melhor conversar sobre, no legítimo interesse de ajudar a paciente?
Comentários meus:
✅ Colesterol não é o “problema” na maioria dos casos; não é o “vilão da história”… Leia/assista e entenda: https://icaro.med.br/?s=colesterol
✅ A Abordagem Essencial de Tratamento (AET) é o resultado da aplicação destes 3 conhecimentos, juntos e na sequência correta, aqui explicada:
🔗 https://icaro.med.br/degrausdasaude/
🔗 https://icaro.med.br/movimento11/
🔗 https://icaro.med.br/construindo-uma-parede-solida/
✅ AET não é uma sigla “oficial” – acabei de criar só para exemplificar para vocês o que acho básico e fundamental para o sucesso e manutenção de bons resultados em qualquer tratamento clínico, em consultório.
✅ AET não é exclusividade minha! Há dezenas de milhares de profissionais em todo o mundo abordando seus pacientes sob estes simples mas efetivos princípios e eu apenas compilei as estratégias e dei este nome mas ensino detalhadamente tudo isto na maioria dos meus cursos e palestras, em todo o país! Ou seja, só não aprende e pratica quem, realmente, não quer ou de alguma forma não se interessa mesmo por otimizar o cuidado com o seu paciente.