Constipação é não defecar todos os dias e, quando conseguir eliminar fezes, estas se apresentam duras, até pétreas. Ocorre que as consequências disso vão muito além de inconvenientes gastrointestinais, como gases, dor ao defecar ou distensão abdominal – uma vez que a saúde dos intestinos afeta a de todo o corpo (e até o funcionamento mental), a constipação crônica pode levar, entre outros, a:
- Inflamação excessiva
- Intoxicação e pior funcionamento dos processos de desintoxicação
- Cansaço
- Dor abdominal
- Dores de cabeça
- Cólicas menstruais mais severas ou disfunção erétil
- Irritabilidade
Basicamente, os intestinos precisam de água, fibras e boas bactérias (adequada microbiota intestinal) para funcionarem adequadamente… Mas mais pode estar “faltando”.
Ou seja, muito pode ser feito para ajudar, sem remédios. Confira estas dicas:
✅ Retire o glúten da dieta – sensibilidade a ele é cada vez mais comum e causa/agrava constipação.
✅ Coma menos grãos, substituindo-os por vegetais pouco calóricos: muitos carboidratos, antinutrientes e digestibilidade ruim.
✅ Reduza açúcares (carboidratos) e adoçantes artificiais na dieta: eles pioram a qualidade da flora bacteriana intestinal, que torna-se mais “constipante”.
✅ Coma mais vegetais, preferencialmente crus, mas, para as raízes, o melhor é cozinhá-las e comê-las após esfriarem (ou até geladas): isso reduz a quantidade de carboidratos que fornecerão.
✅ Hidrate chia ou linhaça na água, leite de castanhas ou de coco, por mais de 10 minutos e consuma esta mistura frequentemente: você ganha fibras e suporte para flora bacteriana mais saudável.
✅ Magnésio pode ajudar muito, já que ajuda a hidratar as fezes. Além disso, a maioria de nós tem carência de magnésio, e isso prejudica a movimentação intestinal normal, necessária à evacuação.
✅ Coma regularmente mais alimentos fermentados, como kimchi, sauerkraut, kefir, kombucha e similares – isso aumenta a diversidade da microbiota intestinal saudável.
✅ Tente criar o hábito de defecar sempre na mesma hora, diariamente, para assim encorajar um funcionamento regular mais “automaticamente determinado”. Tomar um líquido quente minutos antes da hora desejada pode ajudar!
✅ Assuma postura de defecação com os pés elevados: isto é fundamental para o mais adequado (e fácil) esvaziamento do reto.
🔗 Mais sobre os muitos males do glúten para a saúde: https://icaro.med.br/?s=gluten
🔗 Carboidratos (açúcares): quais são, como e por que fazem mal: https://icaro.med.br/?s=acucar
🔗 Leia mais sobre o Kefir: https://icaro.med.br/?s=kefir
🔗 Água morna/quente com limão pode ajudar a defecar e ainda trazer muitos outros benefícios: https://icaro.med.br/aguacomlimao/
🔗 Aprenda a postura adequada de defecação (e por que): https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2014/06/01/interna_revista_correio,430352/posicao-de-evacuar-sentado-no-vaso-e-antinatural-defende-medica-alema.shtml / https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/01/10/acessorio-promete-corrigir-postura-e-ajudar-na-hora-de-evacuar.htm
Entendeu?
Aprenda sobre a importância de bom funcionamento intestinal e otimize o seu: corpo e mente agradecem: https://icaro.med.br/?s=Saude+Intestino. Intestinos funcionando mal podem causar ou agravar várias doenças e prejudicar resultados de tratamentos!