Dificuldade em ganhar massa magra

Dr. Ícaro, boa noite!

Pesquisando na internet sobre modulação hormonal, encontrei seu site e achei bastante interessante, principalmente no que se refere aos artigos e orientações. Assim, tomei a liberdade de enviar este e-mail.

Tenho 47 anos e moro em Brasília. Há um ano e meio, decidi mudar meus hábitos de vida para melhorar minha saúde e, consequentemente, a estética. Deixei o sedentarismo e procurei uma nutricionista. Iniciei exercícios aeróbicos diários e, já no primeiro mês, perdi 4 quilos. No segundo mês, comecei com musculação intercalada com corrida, esporte pelo qual me apaixonei. Atualmente, participo de quase todas as corridas de rua.

Continuei perdendo peso, mas me sentia muito cansada após os exercícios. Perdi 10 kg e fiquei flácida, então busquei uma nutricionista esportiva. O objetivo era ganhar massa muscular. Desde junho de 2011, sou acompanhada por ela e me considero disciplinada. Incorporei alimentos como leite de soja, aveia, produtos integrais, chás e produtos com pouca gordura à minha dieta, e raramente consumo açúcar. Faço academia de segunda a sexta e corro aos domingos, descansando apenas aos sábados.

Mesmo com menos exercícios aeróbicos e mais musculação, além de suplementação (proteína e carboidratos) e uma dieta de quase 3.000 calorias, tinha dificuldade em ganhar massa magra. Não passava de 200 gramas por mês e, muitas vezes, perdia gordura e emagrecia.

Usei creatina, tribulus terrestris e pré-treinos sob orientação nutricional. Com isso, ganhei três quilos, sendo dois de massa magra. Minhas taxas estão todas na faixa de “bom” ou “ótimo”.

Porém, como muitas mulheres, ainda não atingi meu objetivo. Quero diminuir meu percentual de gordura e ganhar mais massa magra, além de mais disposição, força física e melhorar minha vida sexual. Informando-me sobre modulação hormonal, soube que poderia me ajudar. É verdade?

Nunca fiz uma avaliação hormonal, pois menstruo normalmente e sempre ouvi de ginecologistas e endocrinologistas que não havia necessidade. Mas, lendo sobre modulação hormonal, percebi que a situação pode ser diferente.

Gostaria de sua opinião e de saber se vale a pena tentar esse tratamento, obviamente se os exames laboratoriais indicarem que posso usar hormônios sem prejudicar minha saúde.

Grata, ZZZ.

RESPOSTA:

Olá ZZZ,

Após ler seu relato, acredito que a modulação hormonal possa ser benéfica para você, embora deva ser sincero ao dizer que nenhum profissional no mundo pode garantir que o uso de qualquer medicamento, hormônio ou não, seja sempre 100% seguro. Até o momento, em minha prática de consultório, nunca tive um caso de efeito colateral grave. Por que acredito nisso? Vamos analisar:

Para perder gordura e ganhar músculos, os passos são: primeiro, melhorar os Hábitos de Vida, que parece que você já fez; segundo, compensar carências e desintoxicar-se, o que uma alimentação saudável auxilia; terceiro, promover o reequilíbrio hormonal.

Casos como o seu são comuns. Mesmo fazendo tudo certo, o organismo às vezes “empaca” em algum objetivo específico. Nestes casos, exames completos são mais que desejáveis, e a correção dos distúrbios que eles apontarem (sempre em associação com a análise clínica e histórico do paciente, que é o mais importante), incluindo nutrientes e hormônios, é essencial.

Portanto, sugiro que você leia todos os artigos da seção de hormônios do meu site (já que parece ter lido os demais) e somente após uma consulta poderei emitir uma opinião mais válida e segura, adequada ao seu caso.

Um abraço,

Ícaro.

Este texto e/ou vídeo tem caráter puramente informativo e, de modo algum, pretende substituir a consulta ou o diagnóstico de um profissional de saúde capacitado e bem atualizado sobre o assunto. Também não tem a intenção de prescrever hormônios, suplementações, exames, entre outros. Caso tenha apreciado as dicas apresentadas aqui, é recomendável levar para avaliação de um profissional de saúde de sua confiança, para que, juntos, avaliem a sua adequação ao seu caso específico.

Em caso de urgência ou emergência, procure um pronto-socorro ou um médico de confiança.

Recentemente, lancei meu 9º livro TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO!

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

HÁBITOS SAÚDAVEIS DE VIDA

ASSUSTOS RELACIONADOS